Finalmente uma Campanha Salarial Unificada entre FENTECT e FINDECT

 

Após vários anos de disputa entre as representações dos trabalhadores ecetistas nas campanhas salariais sobre o protagonismo nas negociações de Acordos Coletivos, o que causou grandes prejuízos para a categoria, finalmente este ano teremos uma campanha salarial unificada entre a Fentect e a Findect.

No dia 22 de Junho, diretores da FENTECT e da FINDECT se reuniram para tratar de estratégias contra a ofensiva do governo federal em atacar os Correios. Depois de um longo debate, as federações decidiram se unir em uma única Campanha Salarial e contra a privatização dos Correios. Foi também aprovado o calendário de lutas. Será uma luta unificada, forte e grande para combater a política entreguista de Bolsonaro que insiste em privatizar o serviço postal e os patrimônios do povo brasileiro. A luta será por emprego, direitos e contra o desmonte do Estado brasileiro. Defender os Correios, uma empresa com mais de 358 anos que presta serviços para a população é uma das bandeiras de luta desta Campanha Salarial.A FENTECT junto com os  Sindicatos convoca todos os trabalhadores e o povo brasileiro para fazer parte dessa luta contra a privatização dos Correios!  Precisamos estar unidos  com todas as categorias e movimentos sociais em uma grande frente de resistência contra as privatizações ou qualquer tentativa de retirada de direitos pela política de desmonte do governo Bolsonaro e de parte do Congresso. Além disso, lutamos pela manutenção dos nossos empregos.

A direção da ECT, em mais uma demonstração de que não quer negociar um Acordo Coletivo que venha a resgatar as perdas sofridas pela categoria nas últimas Campanhas Salariais apresentou através da Carta nº 23361551/2021 – GERT-DEREO de 14 de Junho de 2021 uma proposta onde pretende excluir a participação dos Representantes Sindicais das reuniões de negociação conforme transcrição abaixo do parágrafo 4 da referida Carta:

4-Cabe consignar que os sindicatos filiados a essa FENTECT somente poderão participar das reuniões de negociação do ACT 2021/2022 como observadores, manifestando-se por intermédio do respectivo Secretário Geral ou por outro representante indicado dessa entidade.”

Repudiamos em nome dos trabalhadores ecetistas por nós representados esta postura antissindical da direção dos Correios que fere frontalmente o Estatuto da Federação Nacional dos Trabalhadores em Correios (FENTECT) e dos Sindicatos a ela filiados tentando impor de forma unilateral condições para as negociações da Campanha Salarial 2021/2022.